segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Eventos Mês de Setembro / 07

Cinema e Vídeo

A Idade da Inocência
Cinema e Vídeo
Até 2 de setembro

Como tem sido o diálogo entre cinema e infância? Realizadores de todas as partes do mundo freqüentemente retornam aos primeiros tempos para tratar de temas como inocência, amizade, fantasia, surpresa e tantos outros relacionados a esta fase da vida, mas também como pretexto para tratar de assuntos como intolerância, miséria social, afirmação de identidade sexual. A mostra reúne 24 destas produções, protagonizadas por crianças ou que tenham o universo infantil como foco, compondo um painel amplo das distintas visões da infância.

Veja a programação completa no folheto da mostra.

Festival CineCufa – O Cinema na Tela da Favela
Cinema e Video
04 a 16 de Setembro

CineCufa é um festival dedicado às obras audiovisuais produzidas por periferias de todo o mundo e que trazem novos pontos de vista acerca da realidade. A mostra também apresenta o trabalho de novos realizadores e destaca a atualidade e contundência de uma produção considerada à margem da sociedade, mas que se revela como um novo e legítimo movimento estético, social e político.

Veja a programação completa no folheto da mostra.

Cinema Nacional Legendado
Cinema
Sábados – 17h

Exibição de filmes com legenda oculta (closed caption) e áudio descrição. Por meio de recursos facilitadores que descrevem informações literais e não literais os filmes são detalhados, de forma que brasileiros com deficiência auditiva ou visual possam ter acesso aos filmes produzidos em seu pais.

O invasor, de Beto Brant, (Brasil, 2001). Com Alexandre Borges, Paulo Miklos, Malu Mader, Marco Ricca e Mariana Ximenes. Estevão, Ivan e Gilberto são companheiros desde os tempos de faculdade. Além disto, são sócios em uma construtora de sucesso há mais de 15 anos. O relacionamento entre eles sempre foi muito bom, até que um desentendimento na condução dos negócios faz com que eles entrem em choque, com Estevão, sócio majoritário, ameaçando deixar o negócio. Acuados, Ivan e Gilberto decidem então contratar Anísio, um matador de aluguel, para assassinar Estevão e poderem conduzir a construtora do modo como bem entendem, mas as coisas tomam rumos inesperados. Dias 01 e 15. 14 anos. Exibição com legenda oculta e áudio descrição

Cidade Baixa, de Sergio Machado, (Brasil, 2005). Com Wagner Moura, Lázaro Ramos, Alice Braga, José Dumont. Deco e Naldinho ganham a vida fazendo fretes e aplicando golpes a bordo de um barco. Quando conhecem a stripper Karinna, os dois se apaixonam por ela e iniciam uma vida a três. Ciúmes desgastam a relação, e os três se separam, mas não conseguem ficar sozinhos. Eles se reaproximam e se deparam com um caminho sem volta. Dias 08 e 22. 16 anos. Exibições com legenda oculta

Bicho de sete cabeças, de Laís Bodanzky, (Brasil, 2000). Com Othon Bastos, Rodrigo Santoro. Seu Wilson e seu filho Neto possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas. Dia 29. 14 anos. Exibição com legenda oculta

Senhas distribuídas 30 minutos antes das sessões, preferencialmente para portadores de deficiência auditiva.

Chris Martins
38747111/ 22944926 / 92455059 (priscila) 81286104 (christina)
christina/priscila@armazemcomunica.com.br

Rossellini TV Utopia
Cinema
18 a 30 de setembro

Em 1962, desiludido com o estado da Sétima Arte, Roberto Rossellini declara morto o cinema e embarca num dos mais ambiciosos, visionários e desastrosos projetos cinematográficos desde Intolerância, de Griffith. Seu “Grande Plano” para a educação do público telespectador propunha filmar nada menos do que a história da humanidade. Longos, verborrágicos, estáticos, pródigos no uso dos planos-seqüência que ele mesmo inventara e magistrais em seu domínio da cor, os filmes ditos “didáticos” constituem a parte menos conhecida de uma das mais influentes e polêmicas filmografias de todo o cinema clássico. Neste novo cinema, o conflito central seria o dos embates entre a filosofia, a religião e a ciência; a trajetória do Humanismo que, desde sempre, informou sua obra; seus personagens principais, os filósofos, artistas e líderes religiosos da civilização ocidental. Na esteira do centenário de nascimento do diretor, Rossellini TV Utopia apresenta uma seleção de belos e raríssimos filmes do mestre italiano e ainda um documentário sobre sua vida, feito pelo cineasta Joel Pizzini.
Curadoria: Steve Berg

Veja a programação completa no folheto da mostra.

Exposições

REtalhar
1º andar
Até 16 de setembro

Terceira edição da exposição REtalhar, que consiste no desenvolvimento de projetos e produção de peças a partir das técnicas artesanais da COOPA-ROCA (Cooperativa de Trabalho Artesanal da Rocinha), criadas por conceituados profissionais ligados à moda, artes e design como Alexandre Herchcovitch, Antonio Bernardo, Carlos Miele, Ernesto Neto, Fernando Jaeger, Lenny Niemeyer, Oskar Metsavaht, Pedro Lobo, Renato Bezerra de Mello, Tord Boontje, entre outros.
Curadoria e Direção de Arte: Maria Teresa Leal.

Brasil desFocos [o olho de fora]
2º andar
Até 16 de setembro

Brasil desFocos [o olho de fora] apresenta cerca de 100 fotografias e 01 vídeo de artistas contemporâneos internacionais. Inspirados pelo Brasil ou de fato trabalhando no país, artistas como Anselm Kiefer, Marina Abramovic, Steve Miller, Laurie Anderson, Gabriel Orozco, Damián Ortega, entre outros, encontram seu material em terras brasileiras, tanto no âmbito político-social como no contexto puramente estético, com o olhar na arquitetura, na paisagem e na diversidade étnica.
Curadoria: Nessia Leonzini e Paulo Herkenhoff

Imagens do Povo: Esporte na Favela
Sala I – 1º andar
Até 16 de setembro

Em parceria com o Ministério do Turismo e com o Observatório de Favelas, a exposição exibe trabalhos de alunos do projeto Imagens do Povo, centro de documentação, pesquisa e formação de fotógrafos e documentaristas populares criado pelo Observatório. Coordenado por João Roberto Ripper, Dante Gastaldoni e Kita Pedroza, o Imagens do Povo engloba a Escola de Fotógrafos Populares, um banco de imagens e uma Agência e busca exercitar um olhar cúmplice dos que estão enfrentando as dificuldades de um cotidiano marcado por adversidades, mas rico de criatividade e ações solidárias.

Manifesto Porco Com Arte
Foyer
Até 16 de setembro

A exposição apresenta um pouco da irreverência e da ousadia da arte contemporânea carioca. A partir de um porco-cofrinho de barro, artistas plásticos, grafiteiros, designers, cartunistas, fotógrafos e pessoas ligadas à arte em geral, fizeram intervenções nas quais, com plena liberdade de expressão, buscaram caracterizar seus mundos e suas áreas de atuação.
Idealização: Luluta Alencar e Monica Athayde

Idéias

Música em Conversa
4º andar
01 de setembro a 08 de novembro – 16h

Série de palestras que abordam compositores da chamada “Música de Concerto”. Professores, compositores, intérpretes, maestros e críticos de música debatem com o público a linguagem musical e seus mais diferentes estilos, num verdadeiro curso de apreciação musical. Neste segundo mês, o projeto investiga os compositores Alberto Ginasfera, Shostakóvitch, Haydn e Puccini e recebe o mestre Antônio Nóbrega .

Senhas distribuídas 30 minutos antes do evento

Laboratório do Escritor – Marçal Aquino
Biblioteca – 5º andar
04 de setembro – 18h30
Ao longo do ano, escritores brasileiros participam de encontros onde detalham seu processo de criação, entrevistados pelas jornalistas Valéria Lamego e Cristiane Costa. O quarto convidado da série é Marçal Aquino, que destaca-se como exemplo de uma narrativa personalíssima, capaz de prender o leitor da primeira à última linha, levando-o a visualizar cada cena descrita. Jornalista e roteirista de filmes consagrados pela crítica, como “O Invasor” e “Um crime delicado”, Marçal é um autor que jamais fecha os olhos para a brutal realidade do país, autor dos livros “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, “O amor e outros objetos pontiagudos” e “A turma da rua 15”.

Senhas distribuídas 30 minutos antes do evento

Encontro Imagens do Povo – Esporte na Favela
4º andar
11 de setembro – 18h30
Com mediação dos coordenadores do projeto Imagens do Povo, os artistas da exposição fotográfica Esporte na favela participam de bate-papo com o público.

Senhas distribuídas 30 minutos antes do evento

Pensamentos Instigantes – Bergson e o Zen
4º andar
19 de setembro – 18h30
Com curadoria de Cláudio Bergamo, a série apresenta nesta edição o que há de mais atual na filosofia ocidental contido na obra e no pensamento de Henri Bergson, e faz um link com a filosofia oriental, através do zen budismo.

Maria Luiza Landim, doutora em filosofia pela Universidade Católica de Louvain, professora na UERJ e autora do livro “Ética e Natureza no Pensamento de Bergson”, analisa as concepções do filósofo francês, nas quais identifica desde a trajetória do materialismo e suas conseqüências positivas e negativas para a sociedade, até a evolução das questões que envolvem o espírito e o cérebro. Fazendo o contraponto, a convidada Monja Coen Sensei, missionária oficial da tradição Soto Shu – Zen Budismo com sede no Japão e fundadora da comunidade Zen Budista em São Paulo, revê os principais fundamentos dos zen budismo e retoma a discussão tempo - espaço, mente - corpo e o que é possível fazer para se chegar ao equilibro e a paz interior.

Senhas distribuídas 30 minutos antes do evento

Música

Um Painel da Música de Câmara de Camargo Guarnieri
Teatro II
04 a 25 de setembro
Terças – 12h30 e 18h30
Escolhida para homenagear o centenário do nascimento de Camargo Guarnieri, esta série é composta por apresentações camerísticas que serão realizadas por artistas atuantes na cena musical brasileira. Os concertos apresentam os principais trabalhos do compositor, considerado um dos mais importantes do século XX, organizados pelos estilos e formações para as quais as obras foram escritas .
Canções – Trio Pleno Canto - Miroslav Georgiev (piano), Carlos Eduardo Vieira (barítono) e Márcia Guimarães (soprano). Dia 04.

Sonatas – Tânia Camargo Guarnieri (violino) e Laís de Souza Brasil (piano). Dia 11.

Ponteios – Olga Kiun (piano). Dia 18.

Quartetos – Quarteto Glazunov - Yuriy Rakevich (1º violino), Inna Meltser (2º violino), Vladimir Klementiev (viola) e Watson Clis (violoncelo). Dia 25.


Electronóide
Rotunda
01 a 22 de setembro
Sábados – 22h
Rotunda

Nos diversos centros urbanos do Brasil, é cada vez maior o número de artistas e DJs que produzem música eletrônica. Reconhecidos e respeitados, eles vêm lançando seus trabalhos dentro e fora do país, com grande êxito. O projeto apresenta algumas das construções musicais eletrônicas apreciadas no momento. A cada sábado, duas sessões diferentes: a primeira com DJs e a segunda com bandas representantes de diferentes vertentes deste gênero. Em formato inédito no CCBB, com espaço para que o público possa participar dançando.

Super Jazz (DJs Bruno E e Dudão Melo) e Patrícia Marx (SP). Dia 01.
DJ Buba (RJ) e Pato Fu (MG). Dia 09.
DJ Janot (RJ) e Fernanda Porto (SP). Dia 15.
DJ Fabrizzio (RJ) e Montage (PE). Dia 22.

Programa Educativo

CCBB Educativo
1º andar
10h às 21h - terça a domingo
Ações educativas regulares e gratuitas, desenvolvidas pela equipe de arte-educadores do CCBB, para famílias, grupos escolares, educadores, terceira idade, ONG e pessoas com necessidades especiais. Horários para público espontâneo e agendamento de grupos, de terça a sexta, das 12h às 18h, pelo telefone ou na sala do 1º andar.
As senhas são distribuídas 30 minutos antes de cada atividade.

Visitas Orientadas às exposições
Até 16 de setembro
Mediação interativa entre as exposições em cartaz - REtalhar e Brasil desFocos [o olho de fora] - e o público visitante.
Terça a sexta-feira – 11h, 13h, 16h, 18h e 19h (exceto às terças-feiras no horário de 13h)
Sábados e domingos – 11h, 14h, 18h e 19h
Horários exclusivos para escolas e grupos, através de agendamento prévio.

O Banco do Brasil e Sua História
Visita teatralizada ao museu, localizado no quarto andar do prédio, onde o público conhecerá um pouco da história do Banco do Brasil e as relações desta com a história de nosso país.
Quintas-feiras – 18h30
Horários exclusivos para escolas e grupos, através de agendamento prévio.

O que o CCBB tem?
A partir de 18 de setembro
Visita panorâmica artística e histórica às dependências do CCBB, do 6º andar ao térreo.
Agendamento prévio para escolas e grupos.
Terça a sexta-feira – 11h, 13h, 16h, 18h e 19h (exceto às terças-feiras no horário de 13h)
Sábados e domingos – 11h, 14h, 18h e 19h

Laboratório de Arte
Oficinas que dialogam com a programação do CCBB, explorando diversas linguagens artísticas como: artes plásticas, cinema, música e teatro.
Quartas-feiras – 18h30
Sábados e domingos – 11h, 15h, 17h e 18h

Musicando – Laboratório de Música
Através das músicas do cancioneiro popular, crianças e adultos vão participar de jogos envolvendo canto, corpo e instrumentos musicais.
Sextas-feiras – 17h

Em Cantos e Contos
Contadores de histórias promovem encontros lúdicos entre o público e os universos da literatura e da tradição oral através de cantos e contos.
Sábados e domingos – 12h e 16h
Horários exclusivos para escolas e grupos, através de agendamento prévio.

Hora do Conto para Adultos
Contação de histórias autorais e contos populares para o público adulto.
Sextas-feiras – 18h30
Sábados e domingos – 17h30

Arte para a Terceira Idade
Em comemoração ao dia do idoso, o CCBB Educativo realizará atividades extras para homenagear a terceira idade: contação de histórias, laboratório de música e visita orientada à exposição “O Banco do Brasil e sua História”.
Dia 27, quinta-feira – 16h, 17h e 18h30

Entrelinhas da Biblioteca
Atividades realizadas na Biblioteca (5º andar), que têm por objetivo dinamizar a leitura e fomentar nas crianças e adultos o prazer de ler. No dia 29, receberemos a visita da jornalista, roteirista, documentarista e autora de livros para crianças e jovens Flávia Lins e Silva para discutir com o público sobre o universo da Literatura infanto-juvenil.
Sábados e domingos – 15h
Horários exclusivos para escolas e grupos, através de agendamento prévio.

Cineclube
Partindo do fragmento de um filme ou de uma animação, a atividade estabelece um diálogo pautado no ponto de vista artístico e na técnica da linguagem audiovisual. Os conceitos apresentados estabelecem relações com as exposições e a programação em cartaz.
Terças-feiras – 18h30
Horários exclusivos para escolas e grupos, através de agendamento prévio.

Encontros Especiais
Ações educativas adaptadas a grupos que apresentem necessidades especiais.
Agendamento prévio através do telefone.

Práticas e Reflexões com Gestores Comunitários
O Encontro deste mês traz a participação do Cineclube, com a exibição do documentário “Eu fiz Querô”. As atividades e discussões giram em torno da linguagem audiovisual e a sua relação com a Educação. O Encontro conta com a presença dos atores, que acompanharão os debates e os laboratórios. (com certificado de participação).
Informações e inscrições pelo telefone.
Sábado, dia 15 – 10h

Práticas e Reflexões com Educadores
Encontro mensal para interessados no ensino da arte, que propõe reflexões entre os participantes a partir da programação em cartaz no CCBB, buscando auxiliá-los em suas práticas em sala de aula (com certificado de participação).
Informações e inscrições pelo telefone.
Sábado, dia 29 – 10h

Sessão Criança
Cinema e Vídeo
Sábados e domingos – 14h
Filmes falados ou dublados em português

Atlantis - O Reino Perdido (Atlantis: The Lost Empire), de Gary Trousdale e Kirk Wise. EUA, 2001. Animação. Um explorador encontra um mapa que indica a localização da cidade perdida de Atlantis e parte em sua busca num submarino, enfrentando os mais diversos obstáculos. Exibição em DVD. Dias 1 e 2. Livre

Atlantis - O Retorno de Milo (Atlantis II: Milo´s Return), de Tad Stones, Toby Shelton e Victor A. Cook. EUA, 2003. Animação. Milo, Kida e sua equipe vivem uma aventura que vai de desertos arenosos até montanhas geladas, enfrentando monstros marinhos e legendários espíritos. Kida descobre um cristal que possui um poder impressionante e ela terá que decidir entre devolvê-lo ou dividir a poderosa luz com o resto do mundo. Exibição em DVD. Dias 8 e 9. Livre

Carros (Cars), de John Lasseter. EUA, 2006. Animação. Um novato que é astro nas corridas sonha em ser campeão da Copa Pistão. Mas ele se perde quando é levado para a corrida que decidirá o título, o que o faz conhecer uma cidade do interior totalmente diferente do seu estilo de vida. Dias 15 e 16. Livre

Didi Quer Ser Criança, de Alexandre Boury e Reynaldo Boury. Brasil, 2004. Com Renato Aragão, Fernanda Lima, Cláudio Heinrich, Werner Schünnerman. Didi tenta impedir, sem sucesso, que as crianças troquem balas naturais por artificiais. Até que, ao se transformar em criança, tem a chance de convencê-las e recuperar o espírito de Cosme e Damião. Lançamento de brinde pedagógico. Dias 22 e 23. Livre

A Nova Onda de Kronk (Kronk's New Groove), de Saul A. Blinkoff e Elliot M. Bour. EUA, 2005. Animação. Depois de viver muitas aventuras com o Imperador Cuzco, Kronk agora é dono de um restaurante e recebe a notícia da visita de seu pai. Na tentativa de impressioná-lo, cria uma série de confusões e vai precisar de seus amigos para botar as coisas em ordem. Exibição em DVD.
Convidadas especiais: Fabiana Mello e Souza e Flavia Lopes.
Dias 29 e 30. Livre

Entrada franca. Senhas distribuídas 30 minutos antes da sessão exclusivamente para crianças acompanhadas de seus responsáveis.

Teatro

O Relato Íntimo de Madame Shakespeare
Teatro I
Até 9 de setembro
Quarta a domingo – 19h
Primeira adaptação do romance de Robert Nye “Mrs. Shakespeare - The Complete Works” sobre o universo feminino de William Shakespeare. No espetáculo, o bardo é apresentado ao público pelos olhos de sua mulher, Anne Hathaway, que revela de um jeito humano, divertido, erótico, inteligente e despudorado, sua relação com o genial escritor. Nesta adaptação brasileira, duas grandes atrizes de idades diferentes, Maria Manoella e Selma Egrei, interpretam Anne, complementando uma a outra em detalhes e observações. Direção: Emílio Di Biasi. 90 min. Inadequado para menores de 16 anos.

Homemúsica
Teatro II
13 de setembro a 28 de outubro
Quarta a domingo – 20h
O espetáculo aborda especificamente três das questões primordiais do homem contemporâneo em sua busca por identidade: as relações amorosas, o sucesso profissional e os veículos de comunicação de massa, porém todos sob a perspectiva e a égide da música. Utilizando-se exclusivamente de monólogos norteados pelo humor, Michel Melamed desenvolve uma pesquisa de linguagem sobre os limites da participação do público na apresentação a fim de lançar uma reflexão sobre a sociedade contemporânea. O autor, ator e diretor de Homemúsica representa o personagem - Wladimir Maiakovski Helicóptero - um jovem com um talento especial, cujo corpo está ligado a cabos que emitem sons de instrumentos musicais. A cada movimentação sonora da platéia os cabos emitem choques elétricos que ativam o sistema. 90 min. Inadequado para menores de 18 anos.

Nenhum comentário: