segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Sugestão de Pauta Setembro / 07

Guarnieri, Pato Fu e Puccini dão o tom no CCBB Rio

Enquanto a cidade aguarda a chegada da exposição LUSA – A MATRIZ PORTUGUESA em outubro, diversas estréias acontecem no Centro Cultural Banco do Brasil. Durante o mês de setembro, a música vai tomar conta do CCBB Rio.
.
A maratona começa com uma série de concertos que pretendem traçar um Painel da Música de Câmara de Camargo Guarnieri. No ano que marca o centenário de nascimento de um dos maiores compositores do século XX, o público tem a chance de conferir Canções, Sonatas, Ponteios e Quartetos do autor de mais de setecentas composições e defensor da identidade brasileira. Entrando em clima de festa, pela primeira vez no CCBB Rio, a música eletrônica estréia com a série Electronóide. O foyer do edifício centenário vai se transformar numa pista de dança com capacidade para 600 pessoas. DJs e suas batidas hipnóticas, indo do rock aos sons brazukas como o sambajazz vão estar unidos até a madrugada com grandes nomes da música pop de diferentes partes do País. Patrícia Marx, Fernanda Porto, Pato Fu e o Montage vão movimentar as noites de sábado.
.
Outro nome aguardado é o DJ Janot, que tocou na abertura do show do Rolling Stones na Praia de Copacabana para cerca de um milhão de pessoas. Michel Melamed é o Homemúsica no monólogo que discute questões primordiais do homem contemporâneo: as relações amorosas, o sucesso profissional e os veículos de comunicação de massa, porém todos sob a perspectiva e a égide da música. O espetáculo conta a história de um jovem com um talento especial, cujo corpo está ligado a cabos que emitem sons de instrumentos musicais. A cada movimentação sonora da platéia os cabos emitem choques elétricos que ativam o sistema. Em setembro a série Música em Conversa investiga os compositores Alberto Ginasfera, Shostakóvitch, Haydn e Puccini e recebe o mestre Antônio Nóbrega. Além da música, a programação tem outras estréias. CineCufa é o festival internacional de cinema de periferia que registra e exibe a atual produção cinematográfica das comunidades. A proposta dessa iniciativa é traçar um paralelo entre a diversidade e a peculiaridade deste segmento de produção, abordando temáticas variadas, distribuindo curtas, médias e longa-metragens numa programação de 12 dias. contribuindo para a diminuição da lacuna entre a produção audiovisual da periferia e o público, na maioria das vezes, não-conhecedor destas obras, o festival também inicia um processo de incentivo para que mais projetos sejam realizados.
.
Rossellini TV Utopia é o nome da mostra de filmes do legendário diretor italiano Roberto Rossellini e exibe os títulos "didáticos" do gênio, desenvolvidos especialmente para TV. Esse trabalho inclui produções sobre Sócrates, Blaise Pascal, Santo Agostinho, A Idade dos Médici e Descartes (transmitidos na Itália pela RAI entre 1970 e 1973), além de Ano Um, o penúltimo (e pouquíssimo conhecido) trabalho para o cinema, exibido na Itália em 1974. Todos foram legendados especialmente para a mostra. Marçal Aquino é o convidado da série Laboratório do Escritor. Jornalista e roteirista de filmes consagrados pela crítica, como "O Invasor" e "Um crime delicado" e autor dos livros "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios", "O amor e outros objetos pontiagudos" e "A turma da rua 15". Neste mês, o tema do projeto Pensamentos Instigantes é Bergson e o Zen. A série apresenta o que há de mais atual na filosofia ocidental contido na obra e no pensamento de Henri Bergson, e faz um link com a filosofia oriental, através do zen budismo com Maria Luiza Landim, doutora em filosofia pela Universidade Católica de Louvain, ao lado da Monja Coen Sensei, missionária oficial da tradição Soto Shu – Zen e fundadora da comunidade Zen Budista em São Paulo. Possibilitando o acesso dos deficientes visuais ao cinema, no dia 1o de setembro, sábado, às 17h, será lançado, com o filme "O Invasor", o Cinema Nacional Legendado e Áudio-descrito. Para isso, o CCBB equipou sua sala de cinema com 40 fones sem fio adaptados com o recurso da audiodescrição, tecnologia avançada que descreve as cenas dos filmes para quem não pode ver.
.
Até dezembro, será exibido um filme por mês neste novo formato, integrado na mostra Cinema Nacional Legendado, voltada para deficientes auditivos.
.
As exposições Retalhar, Brasil desFocos [o olho de fora], Imagens do Povo: Esporte na Favela e Manifesto Porco Com Arte podem ser visitadas até o dia 15.
.
Rua Primeiro de Março, 66 Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20010-000

Nenhum comentário: